terça-feira, 5 de junho de 2007

Dawn Of The Dead









DESPERTAR DOS MORTOS(Dawn of the Dead)
Os mortos estão retornando à vida e atacando os vivos. Quatro sobreviventes do ataque escondem-se em um shopping abandonado e planejam contra-atacar. No entanto, milhares de mortos-vivos descobrem o esconderijo e iniciam um novo massacre, contaminando alguns sobreviventes que retornam como zumbis e somam-se ao exército de abomináveis criaturas. Pela primeira vez disponível em versão estendida com 15 minutos de imagens inéditas e remasterizada por processo digital.
CURIOSIDADES
- Existem três versões conhecidas para este filme: a versão altamente censurada, com quase todo o "gore" retirado (que dura 126 minutos), a versão do diretor Romero, totalmente "uncut" (140 minutos), e a versão européia, montada pelo produtor e cineasta Dario Argento, que tem 117 minutos (mantendo boa parte da violência, mas retirando várias cenas consideradas "longas" pelo italiano, aquelas que mostravam o dia-a-dia dos heróis no interior do shopping-center).
- A versão de Dario Argento foi lançada na Europa com o nome "Zombi". O diretor italiano Lucio Fulci gostou tanto que realizou sua seqüência pirata, "Zombi 2", que no restante do mundo ficaria conhecida como "Zombie"
- A versão lançada no Brasil em VHS na metade dos anos 90 é uma das raras edições "uncut" de Romero.
- George A. Romero e sua esposa aparecem rapidamente no início, como técnicos da emissora de TV que transmite relatórios de emergência.
- Além de fazer uma participação como motoqueiro, o maquiador Tom Savini também aparece como o zumbi que quebra a janela do caminhão e é alvejado na cabeça por um tiro de Roger e como outro zumbi que é atropelado por um caminhão e lançado longe.
- No filme, Stephen é apelidado "flying boy" ("garoto voador") pelos colegas, já que é piloto de helicóptero. No Brasil, misteriosamente, o apelido mudou para "Tarzan"!!!
- Em várias cenas do filme, uma música toca no interior do shopping center sitiado. Em entrevistas na época, o diretor Romero declarou que aquilo não foi intencional: todos os dias, às seis da manhã, a música começava a tocar por conta e ninguém sabia como desligar.
- Dario Argento ajudou a escrever o roteiro, mas não ganhou crédito, apenas como produtor.
- Na cena em que Peter é atacado por duas crianças-zumbi, os monstros foram interpretados pelos sobrinhos de Savini, Donna e Mike.
- Joe Pilato, que interpretou o vilão Capitão Rhodes em DIA DOS MORTOS, aparece rapidamente como um policial.
- Savini chamou o amigo Jim Krut, que tinha a cabeça pequena, para interpretar o zumbi que tem o topo de sua cabeça arrancado pelas hélices de um helicóptero. Assim, pôde "alargar" a cabeça de Krut com espuma e látex.
- A cena em que os heróis entram em uma loja de armas não foi feita no mesmo shopping center alugado para a produção, mas sim numa loja em Pittsburgh.
- Todos os figurantes que interpretaram zumbis ganharam 20 dólares e uma camiseta com o título do filme.
- Segundo o documentário "Document of the Dead", de Roy Funkes, Romero filmou um final alternativo, nunca exibido, onde Peter e Fran cometem suicídio (ele com um tiro na cabeça, ela ao se jogar nas hélices do helicóptero).
- Na época do lançamento, devido à extrema violência, o filme ganhou uma qualificação "X" da Censura
- qualificação dada apenas a filmes pornográficos. Romero tinha medo que as pessoas fossem ver o filme acreditando que tinha cenas de sexo.
DESPERTAR DOS MORTOS (Dawn of the Dead, Estados Unidos / Itália, 1978). 140 minutos Direção: George A. RomeroRoteiro: George A. RomeroProdução: Richard P. Rubinstein e Dario ArgentoFotografia: Michael Gornick Música: "The Goblins"Edição: George A. Romero Maquiagem: Tom SaviniElenco: Ken Foree (Peter), David Emge (Stephen), Scott H. Reiniger (Roger), Gaylen Ross (Francine), David Crawford (Dr. Foster), David Early (Sr. Berman), Tom Savini (Blades).
DOWNLOAD LINK

Um comentário:

HJR disse...

tá em espanhol ...